22 janeiro 2018

O TAL DO MÍNIMALISMO

Oi gente tudo bem com vocês?
Hoje o papo é sobre um movimento que está famoso na mídia e talvez um pouco distorcido por eles. (normal né)
Porém, quando estudado tem uma importância e um conceito muuuuito legal para os dias atuais.

 O MÍNIMALISMO



Aposto que já ouviu falar sobre ele. Da forma certa ou da forma distorcida que a mídia nos apresenta. 
Mas certamente esse nome não é estranho para você.
 E porque não é estranho?
O movimento mínimalista ou o estilo mínimalista seja lá como a galera se refere a ele tem tomado uma proporção gigantesca de um tempo pra cá. O que é bom ou não.
E porque eu digo isso?
Porque comigo foi também através dessa mÍdia que eu tive conhecimento do estilo (e ai que podemos entender se é bom ou não).
 Eu, assim como muitos gostam de fazer  me aprofundei no assunto, e percebi que o tal do mínimalismo era muito além do que roupa preta e branca. Outros preferem apenas acreditar que é só um estilo de se vestir. (o que é uma pena).
 Eu cheguei nele procurando me encaixar em um estilo, fiquei entre o mínimalismo e o casual. Ambos porque aparentemente são simples e básicos (bem eu). Porém o mínimalismo se destacou quando eu vi sua paleta de cores neutras (eu amo hahaha).
Pronto, Sou mínimalista!SQN
Tadinha de mim haha
Brincadeiras a parte depois de conhecer mais sobre o estilo percebi que eu tinha muito dele sem nem o conhecer.
E o que é esse tal mínimalismo?
Como diz o nome é o mínimo. Um movimento que vai além do guarda roupa, que na verdade, nos incentiva a ter o mínimo necessário em todos os aspectos da vida!
 Eu não costumo me rotular ou me colocar em um grupo porque prefiro não me limitar a isso. Mas esse estilo tem princípios que eu tenho gostado e aplicado em minha vida, tendo ótimos resultados (diga-se de passagem haha)
 Pois depois que tive que colocar a minha vida e a da minha familia em três malas e atravessar o oceano pacífico percebi o quanto temos pouco mesmo achando que temos muito e essa percepção foi boa e ao mesmo tempo triste porque eu coloquei as coisas materiais que realmente importavam para mim em uma "mala" estando em uma casa que eu vivi por muitos anos. Repleta de outras "coisas" que eu acreditava ser importantes também ( e outras que eu nem lembravam que existiam).
 E dai já puxo um gancho para um dos conceitos do mínimalismo.
Que é:

Não acumule coisas! (e pessoas)

Essa sem dúvida e uma das coisas mais difíceis de se fazer. Porém é a que mais vemos diferença, então tenta!

 Mas Fraaaannn, eu sou a louca dos livros, tenho coleções de bonecos, de bolsas, sapatos e enfim...
Calma minha filha! Assim como qualquer outro aprendizado você absorve o que funcionar em sua vida. Embora o conceito seja lindo e muitos o segue a risca você não precisa o fazer se isso não te fazer feliz.
O que eu quero dizer é que, o acumulo de coisas se refere a tudo que fica guardado sem utilidade nenhuma, algumas vezes (ou muitas vezes) que você nem lembra. Mas se esse material é um "bem" material mesmo, é algo que você se sente bem o guardando Ok tem outros aspectos que podemos abordar.
Mas fique atenta para não ser incentivada em ter ou achar que precisa ter algo pelo consumismo.
Perceba que a sua felicidade está diretamente ligada ao ser e não ao ter.
 E porque eu digo isso?
Você já parou para pensar a quantidade de lançamentos que ocorre em um mês em uma loja de roupa fast fashion por exemplo?
Ou em quantas vezes você comprou uma roupa linda e na semana seguinte ela nem existia mais na vitrine? (é você já tá ultrapassada queridaaa)
Ja percebeu que mesmo embora tendo apenas 4 estações no ano a indústria da moda lança mais de 50 tendências no ano?
Que hoje você compra o celular mais top, o mais vendido parcela em mil vezes e daqui a dois meses ou menos aparece outro nos "mais vendidos" que te frustra afinal você nem acabou de pagar o seu e ele já é considerado ultrapassado.
EEEE por ai vai... somos programados para estar sempre insatisfeitos. Presta atenção!
O acumulo vale também para pessoas, Desapegue, desconecta de quem não te faz bem, se afaste de pessoas que não agrega valor na sua vida. 

Invista em você!

Analise o que você precisa fazer para se sentir melhor, menos estressada, menos preocupada, menos atarefada. O que te faria realmente feliz, seja na vida pessoal ou profissional  e tenho certeza que se você for fiel as suas reais necessidades perceberá que não precisa de muito, e dai passará a ver sentido em coisas simples. Sinta-se a vontade para programar viagens, festas, ou até a comprar algo especial para você, mas não se desgate por isso. Determine um limite, viva o dia, não se encha de futuro ou de passado, perceba que temos apenas o agora de fato. Cuide de você, tenha tempo livre para aproveitar sua familia, seus amigos. para seus hobbys, para o lazer, para uma xicara de café, para cuidar de uma horta, para regar plantas, para ver a chuva, para correr, para exercita-se, para dançar, enfim tenha tempo para o que te faz bem todos os dias. Do momento mais programado até o mais simples de viver.

Seja materialista!

Calma! Eu não estou me contradizendo, o ser materialista é ser cuidadoso com seus "bens" materiais. Encare-os como resultado de suas energias gastas por um tempo, de valor aquilo. Seja ele algo de grande valor ou uma camiseta. Compre porque realmente amou  e não desfaça dele, não deixe de se importar. Não pense em Status! Tenha zelo por suas conquistas. E acredite, menos é mais, qualidade é melhor que quantidade!

Enfim, o grande conceito do mínimalismo é, viva! Seja mais que coisas acumuladas, contas não pagas, e falso status. Aprecie sua familia, cultive seus amigos, os bons momentos da vida, tenham apenas o necessário.

Como começar?

Desapegue!

 Comece pelas roupas, acredite! É mais fácil!
 Se não usa a seis meses, passa para frente, doe faça alguém feliz é muito mais gratificante.
 Livros, deixe apenas os que você realmente é apaixonada. Se a história é boa mas você não vai ler novamente, não tem um apego graaanndeee por ele, repasse, certamente mais pessoas gostaria de conhecer essa história.
Sapatos, segue a linha da roupa se não usa a seis meses, Desapega!
Produtos de beleza, acessórios e afins, entra na mesma ideia, passa para as amigas faça as parceiras felizes.
Não se preocupe, aos poucos ira perceber como o "menos" é bom e isso vai acontecer naturalmente.

Não se preocupe com a mídia! 
 A gente sabe que tudo que é muito falado é apropriado por eles, pela indústria da moda e todo o resto.
Não se preocupe em ter apenas roupas neutras, uma vida em tons de cinza. Mas se preocupe em ter apenas o que realmente usa o que te faz bem. Sendo ele brilhante, opaco, escandaloso ou discreto. Se te faz feliz se você ama usar, se joga é isso mesmo!!!

E é isso gente, eu espero que eu tenha conseguido deixar vocês curiosas para se aprofundar no assunto. Afinal tem muito mais conteúdo legal na internet, não se limite!  E se ficou animada para começar vai fundo eu tenho certeza de que você vai amar essa ideia! Faça os ajustes necessários qualquer mudança depende de você!

Um super beijo e até o próximo post.

 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário