31 janeiro 2018

PÃO DE CRISTO COM FERMENTO NATURAL

Oooii gente tudo bem com vocês?
Hoje resolvi trazer para vocês uma receita super da vovó. Afinal quem não gosta!
Sabe aquele pãozinho caseiro com uma casquinha crocante e a massa toda macia? É ele mesmo!



 Como muitos que acompanham o blog já sabem moro na Nova Zelândia e  não é tão fácil encontrar fermento biológico fresco aqui (pelo menos pra mim). Na verdade não encontrei ainda.
 Mas o pão é algo que se faz a muito tempo e o fermento biológico fresco ou seco é uma invenção recente levando em consideração todos os vários mil anos que se produz pão e bebida na humanidade.
 Pensando nisso pesquisei bastante formas de fazer o fermento natural, testei e cheguei a esse utilizado para fazer essa receita de pão. Já fiz um post ensinando como fazer o seu próprio fermento natural e se você ainda não viu é só clicar aqui.
 Então, depois do fermento produzido vamos para a receita desse pão.


INGREDIENTES 

500 ml de fermento natural
2 ovos 
1 xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de açucar
1 colher de sobremessa de sal
Trigo ( mais ou menos 1 kl)

MODO DE PREPARO

Em uma bácia grande adicione o fermento e os 2 ovos mexa até que estejam bem misturados. Depois adicione o óleo o açucar e o sal. A quantidade de trigo pode mudar de acordo com a sua farinha por isso coloquei mais ou menos 1 kl. 
 Nessa etapa vai adicionando a farinha aos poucos e misturando a massa com a própria mão.é importante estar atenta ao  ponto da massa que é quando ela já não esta grudando nas mãos. 
Se você consegue manusear a massa (abertar a massa) sem ela grudar nos dedos, pronto, já tem farinha suficiente. Pode coloca-la na bancada ou em uma superficie reta e amasse la por aproximadamente 5 minutos, ela ficará mais lisa e bem uniforme. Depois disso retorne a massa para a bácia que utilizou, cubra com um pano de prato e reserva.

TEMPO DE DESCANSO DA MASSA

Essa etapa é muito importante porque como se trata de um fermento natural a fermentação leva mais tempo. Então após preparar essa massa ela precisa descansar até triplicar de volume. 
Minha dica é faça de manhã e deixa a massa descansar durante todo o dia e enrole o pão a noite (12 horas de descanso) é um bom tempo, pois após os pães enrolados eles descasaram durante toda a noite/madrugada!
Outra dica:
 Para regiões mais frias é legal aproveitar os lugares que tem sol na casa mesmo que por um curto periodo (aqui eu aproveito o sol da tarde, Então eu sempre coloco a bácia coberta com o pano onde bate o sol isso ajuda a acelerar o processo de fermentação. 

ENROLE OS PÃES

Após a massa triplicar de tamanho coloque um pouco de trigo na bancada para ela não grudar e a retire da bácia. Você vai perceber que a massa fica bem macia e mole, é normal! Não precisa acrescentar mais farinha na massa. Apenas o suficiente para ela não grudar na bancada!
Amasse a novamente e divida a massa em 3 partes. polvilhe novamente a bancada reserve 2 partes e abra uma parte por vez! Como na imagem!

(imagem retirada do site www.aquinacozinha.com)


Você pode abrir a massa com o rolo, com a mão ou com uma garrafa como nas imagens (porque a gente da jeito pra tudo né haha)
Depois é só enrolar assim:

 (imagem retirada do site www.ig.com.br)

Após enrolar as 3 partes é só distribui-las na forma já untada com margarina e farinha de trigo ou forrada com papel manteiga como eu fiz. Deixando um espaço entre elas para que elas cresçam durante a noite (por isso é indicado esse horário).
Na manhã seguinte os pães estaram bem maiores. Então pré aqueça o forno em 180 graus por 10 minutos e coloque em seguida os pães para assar. 
O tempo pode alterar de um forno para o outro. Em média de 30 a 40 minutos. Porém fica atenta o cheirinho de pão vai exalar a casa inteira e quando ele estiver dourado em cima já pode retirar.






 
  Eu sei que é um pouquinho demorado que o tempo de descanso é grande porém vale super a pena. 
E me desculpem a falta de foto dos processos acabei tento a ideia de deixar aqui a receita para vocês depois deles já prontos. 
Por isso usei algumas fotos da internet (com os devidos créditos) para auxiliar vocês na preparação.
Também detalhei da melhor forma possível. Eu espero que consigam realizar a receita. E eu prometo que se seguir o passo a passo a risca não tem erro!
 Rende 3 pães enormes como podem ver nas fotos e vale super a pena o sabor é iniqualável. Façam o teste!
Bom por hoje é isso gente eu espero que vocês tenham gostado da dica. Qualquer dúvida deixa aqui nos comentários que eu respondo.
Agora eu vou ali fazer um cafezinho, e comer um pedacinho do pão. Porque o dia esta chuvoso e não tem nada melhor que isso. Um super beijo e até o próximo post. XOXO



 
 
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário